Apresentação

Muita gente me pergunta como surgiu a ideia de criar um blog como esse...
Sabem que eu nunca tinha parado para pensar nisso?

Acho que essa história de blog começou com a vontade de ter a minha  própria coleção de DVDs de Ballet. Eu já havia conhecido alguns dos títulos mais famosos graças ao youtube, mas foi só em 2008, com o lançamento de "O Melhor do Ballet", coleção que já rodou o mundo e que foi trazida ao Brasil por Ana Botafogo, é que comecei a montar o meu acervo. Comprei o primeiro fascículo, que vinha com dois DVDs, e mais tarde, naquele mesmo ano eu consegui mais dois títulos, porém fora daquela coleção. Eu já estava completamente envolvida com todo esse universo, mas até então a ideia de um blog nem tinha passado pela minha cabeça.
No começo de 2009 me surgiu uma ideia, que mais tarde acabaria de tornando a base do funcionamento do blog: baixar os títulos da internet e gravar meus próprios DVDs, pois mesmo com "O Melhor do Ballet" estando em evidência, o preço não era muito acessível, ainda mais porque eles eram comercializados quinzenalmente. Eu costumava usar programas de compartilhamento populares da época para procurar os vídeos, como o e-mule e o ares, e cheguei gravar alguns com a ajuda de amigos.
Alguns meses depois eu estava fazendo uma pesquisa na internet e encontrei vídeos para baixar nos moldes que utilizo no blog: arquivos fragmentados, todos hospedados em um servidor popular - o rapidshare no caso (todos esses links estão off atualmente). Eu fiquei tão feliz por ter encontrado que queria compartilhar a minha descoberta com todos! Foi assim que em 24 de agosto de 2009 nasceu o Vídeos de Ballet Clássico.
Eu comecei o projeto em uma comunidade no Orkut, divulgando os links dos vídeos do jeito que encontrava, muitas vezes sem ver o conteúdo dos mesmos. Eu achava que todos tivessem uma boa qualidade, mas não era bem assim... Muitos estavam incompletos, fora de sincronia, e percebi também uma diversidade de formatos que eu pouco conhecia, como as versões em DVD. Comecei a ficar mais atenta e seletiva em relação a eles. 
Nesse meio tempo, fiz amizade com uma menina chamada Tays, que tem um blog relacionado ao ballet. Foi aí que me veio o insight de criar um espaço como aquele... 
No dia 19 de dezembro do mesmo ano o blog Vídeos de Ballet Clássico entrou no ar!

Num primeiro momento eu apresentava este espaço às pessoas como um blog de vídeos, mas hoje eu vejo que a sua importância vai mais além... Eu acabei criando, sem querer, um blog dedicado à Memória da Dança, com a presença de registros audiovisuais, que são os próprios vídeos, e também registros escritos, onde compartilho com todos o meu amor por essa arte!