Ballet "O Pássaro Azul e a Princesa Florine"

No terceiro ato de A Bela Adormecida, diversos personagens de vários contos de fada aparecem para prestigiar o casamento de Aurora e Désiré. Entre os quais, estão o Pássaro Azul e a Princesa Florine, que interpretam um dos pas de deux mais populares do repertório clássico. Desde que comecei o blog, muitos me perguntavam se existia algum ballet que contasse a história deles. Em maio de 2017, compartilhei com vocês o ballet O Pássaro Azul, cuja história versa sobre dois irmãos que, em uma aventura mágica, buscam pelo pássaro azul da felicidade. O enredo é inspirado em uma peça de teatro que, posteriormente, se transformou em um filme estrelado por Shirley Temple. Mas ao observar o desenrolar da obra, nos perguntamos: e a princesa Florine? Eu realmente desconhecia a sua origem até que, semanas atrás, me deparei com uma postagem no instagram da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, que elucida o mistério. Segundo a mesma, esses personagens fazem parte de vários contos da escritora francesa Madame d'Aulnoy. 
"A fábula conta que um belo príncipe encantado, chamado Renaud, se apaixona por Florine, mas a madrasta de Florine está determinada a casar o príncipe com sua outra filha, a não tão encantadora Truitonne. Quando ele recusa o casamento arranjado, a madrasta o transforma em um Pássaro Azul, e aprisiona a enteada em uma torre. Mesmo assim os amantes continuam se encontrando escondido pelas janelas do castelo. Embora mais tarde, quando sua maldição é quebrada, o amor verdadeiro eventualmente triunfa. A meia-irmã Truitonne é transformada em uma leitoa, deixando o caminho livre para os amantes se reunirem."
Essa história foi transformada em dança pelo coreógrafo Alexey Miroshnichenko para o repertório do Perm State Ballet, que utiliza como trilha sonora músicas de Adolphe Adam compostas originalmente para os ballets A Linda Moça de Gand (1842) e A Afilhada das Fadas (1849). É interessante como tudo se transforma... Espero que gostem!
O Pássaro Azul e a Princesa Florine
Companhia: The Perm State Ballet
Ano: 2014
Elenco:
Natalia de Froberville como Princesa Florine
Nikita Chetverikov como Príncipe Renaud
Ruslan Savdenov como Pássaro Azul
Download:

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui! 

Dúvidas nos Downloads? Clique Aqui




Comentários

  1. Tá ai um ballet q nunca ouvi falar!! Curioso pra ver mais

    ResponderExcluir
  2. Acabei de assistir.
    Tinha muita curiosidade com esse ballet, história muito bonita e gostosa de assistir, um verdadeiro conto de fadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né? O mais legal é que a partitura é composta por temas de dois ballets perdidos de Adolphe Adam, ou seja, as músicas já são pra esse fim.

      Fico muito feliz que tenha gostado :)

      Excluir

Postar um comentário