DVD "Russian Seasons of the XXI Century"

Muitas das obras dos Ballets Russes, presentes no repertório de várias companhias ao redor do mundo, foram reconstruídas por intermédio da Fundação Maris Liepa. O Pássaro de Fogo, Petrushka, Scheherazade e Les Sylphides são alguns desses clássicos. Mas há peças que não são montadas com tanta frequência e, o DVD de hoje, traz justamente essas relíquias. A começar por Thamar, baseada em um poema de Mikhail Lermontov sobre uma antiga lenda georgiana. A história versa sobre uma rainha sedutora que vive aprisionada em um castelo, nas margens do rio Terek. Datada de 1912, a obra conta com música de Mily Balakirev e coreografia de Yurius Smoriginas, uma vez que a versão original de Michel Fokine se perdeu.
Outro ballet presente no DVD que também passou por alterações foi O Deus Azul, que tem temática indiana. A produção original, com música de Reynaldo Hahn e coreografia de Michel Fokine, não foi muito bem sucedida e, por isso mesmo, encenada poucas vezes pelo Ballets Russes. Houve certa dificuldade para recriá-la com fidelidade, pois o único material que se tinha mãos eram fotos da época com os bailarinos caracterizados e a partitura original. A saída para reviver a performance foi criar uma interpretação nova, com música de Alexander Scriabin e coreografia de Wayne Eagling, e que nos dá a ideia de como teria sido a primeira versão.
O terceiro ballet que compõem o programa é a versão coreografada por Bronislava Nijinska do famoso Bolero, de Maurice Ravel. A obra, lançada em 1928, foi ambientada em uma taberna na cidade de Barcelona, na qual uma mulher dança sobre uma mesa redonda para o deleite dos frequentadores do local.
Espero que gostem!
Russian Seasons of the XXI Century
Companhia: The Kremlin Ballet
Ano: 2008
Obras:
- Thamar
Solistas:
Irma Nioradze como Thamar
Ilya Kuznetsov como O Jovem
Igor Pivorovich como Vizir

- Bolero
Solistas:
Ilze Liepa como Dançarina
Alexander Chernov como Estranho Negro

- O Deus Azul
Solistas:
Nikolai Tsiskaridze como O Deus Azul
Ilze Liepa como A Deusa da Lótus
Natalia Balakhnicheva como A Jovem
Yuri Belousov como O Jovem
Igor Pivorovich como Sacerdote
Download:
https://drive.google.com/drive/folders/1zEk7Sa6ebaYbAJEyLgutd31kWIRdWtby?usp=share_link

Formato do Vídeo: .mp4/.mkv

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Comentários