DVD "Stravinsky e o Ballets Russes"

Semana passada fomos para a sala de aula, e essa semana voltaremos para o palco com a série "Ballets Russes", a companhia que revolucionou a dança no início do século XX. As obras que aparecerão por aqui tem algo em comum: todas foram compostas por Igor Stravinsky, o compositor mais complexo de todos! Suas composições quebram totalmente com os padrões clássicos do século XIX, e por isso, à primeira vista, as músicas soam estranhas, bem diferentes... Mas basta pesquisar as histórias que cada uma conta para entender e perceber como tudo se encaixa perfeitamente!
O Pássaro de Fogo é uma aventura mágica! Conta a história de Ivan, um príncipe que se apaixona pela bela princesa Tsaverna (ou Vasilisa), e conta com a ajuda de um pássaro mágico para libertá-la das garras do poderoso mago Kashchey. E apesar de todo modernismo da música, a peça apresenta um toque clássico: O Pássaro de Fogo é o único personagem que dança com sapatilhas de ponta! Além disso, os cenários e figurinos são de encher os olhos... Não é a toa que o ballet fez sucesso quando estreou em 1910 na cidade de Paris.
Três anos depois, a companhia apresentou uma nova obra: A Sagração da Primavera. Mas ao contrário do que aconteceu anteriormente, essa peça causou um grande escândalo, com direito a vaias e pessoas saindo no meio da apresentação! Tudo porque a coreografia de Vaslav Nijinsky e a composição de Stravinsky foram revolucionárias demais para a época... Seu enredo fala sobre o ritual de sacrifício de tribos pagãs, as músicas são pesadas como os tambores desses povos antigos, e a movimentação tem caráter bem primitivo.
São essas duas peças emblemáticas que compõem a postagem de hoje: o DVD Stravinsky e o Ballets Russes, com o Mariinsky Ballet. Aproveitem!!!
Stravinsky e o Ballets Russes
Companhia: The Kirov Ballet/Mariinsky Ballet
Ano: 2008
Obras:
- O Pássaro de Fogo
Solistas:
Yekaterina Kondaurova como O Pássaro de Fogo
Ilya Kuznetsov como Ivan Tsarevich
Marianna Pavlova como Princesa Tsaverna
Vladimir Ponomarev como Kashchey

- A Sagração da Primavera
Solistas:
Alexandra Iosifidi como A Escolhida
Elena Bazhenova como A Mulher de 300 Anos
Vladimir Ponomarev como Ancião
Download:
https://drive.google.com/file/d/1ZrX7gZuxI7g-0a601DiLouHhdZn_6fY5/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

E vamos em frente!!!

Comentários