Ballet "Giselle"

A história de um amor que supera os limites do tempo e espaço. É assim que podemos definir o enredo de Giselle, um dos ballets românticos mais encenados desde sua estreia. A peça é considerada um grande desafio para as bailarinas, acredito que seja tão difícil quanto os papeis principais de O Lago dos Cisnes (ou até mais...).
Para interpretar a protagonista, ela precisa ser delicada e expressiva no primeiro ato para ser uma camponesa que vive a alegria do amor no auge da adolescência. Sim, porquê no tempo em que se passa a história era comum as meninas se casarem novas. Antes dos 20? Melhor ainda! Mas no decorrer dos acontecimentos, a jovem doce se transforma ao perceber que o homem que ela amava só estava se divertindo com ela, e então desiludida cai no desespero, enlouquece e, literalmente, morre de amor.
O segundo ato exige muita técnica, pois agora ela é um espírito, e é a partir da força que surgem os movimentos leves e etéreos. Parece um contrassenso, mas é do conhecimento de todos que os opostos se atraem, e nesse caso, se complementam. Aqui, Giselle se transforma em Willi, um espírito cuja natureza é vingativa. Sua missão é castigar todos os homens que encontrar e forçá-los a dançar até morrer, pois um dia eles foram os causadores sua morte. Se Myrtha, a rainha desses espíritos, é a vingança em pessoa, a doce Giselle não se corrompeu nem mesmo diante de uma traição, e por isso mesmo é a personificação do amor verdadeiro! Ela foi capaz de perdoar e proteger Albretch, pois o seu amor é mais forte do que qualquer sentimento ruim, e no fundo, acreditava que ele também a amava de verdade. Acredito que esse seja um dos ingredientes que emociona na peça...
Posso confessar? Apesar da vingança, meu grande desejo é poder dançar Myrtha! Gosto de sua imponência, e o conjunto dela dançando com as Willis no início do segundo ato me arrepia até a alma! Que privilégio será poder interpretá-la...
A postagem de hoje é uma homenagem à turnê do Bolshoi no Brasil, que acontecerá em junho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com Espártaco e Giselle, e eu gostaria de dedicá-la a dois grandes amigos que são fãs incondicionais dessa peça: Tarcísio Cunha, meu amigo e parceiro de todas as horas, dono do site Agenda de Dança, e Cássia Pires, a dona Dos Passos da Bailarina que tive o enorme prazer de conhecer na última quarta.
A montagem que disponibilizo não é com o Bolshoi, mas é interpretada por um casal russo, e a protagonista em questão costuma dançar por lá. Vamos conferir?
Giselle
Companhia: The Tokyo Ballet
Ano: 2004
Bailarinos Principais:
Diana Vishneva como Giselle
Vladimir Malakhov como Albretch
Kazuo Kimura como Hilarion
Yukie Iwake como Myrtha
Links:
https://1drv.ms/f/s!Ar6VXXHgq-SqqyVU3z1sFsYVrZQX

Formato do Vídeo: DVD

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!


E vamos lá, caminhando, cantando (ou melhor, dançando, rs) e seguindo a canção, pois quando o dia amanhece, as Willis se desmaterializam, para na próxima noite, começar tudo outra vez...

Comentários

  1. Muito obrigada, querida! "Giselle" é amor. <3

    ResponderExcluir
  2. Ju, obrigado pelo carinho. Este ano, mais do que nunca, Giselle passará a fazer parte da minha vida =D

    ResponderExcluir
  3. Juliana, há muito que não escrevo, mas tenho acompanhado o site e só posso dizer que está um espetáculo. Você conseguiu reunir um acervo maravilhoso. Sou eternamente grata pelo trabalho que tem feito. Parabéns.
    Baixei os arquivos abaixo e ao extrair deu erro, baixei novamente e mesmo assim o erro persistiu.
    GISELLE - 2004 [TOKIO].part11.rar
    GISELLE - 2004 [TOKIO].part12.rar
    GISELLE - 2004 [TOKIO].part13.rar
    GISELLE - 2004 [TOKIO].part15.rar
    Peço sua ajuda para verificar.
    Grande beijo
    Lucinda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinda, tudo bem?
      Eu vi o seu e-mail, só peço desculpas por não ter respondido antes... Primeiro, fico extremamente feliz que esteja acompanhando as novidades!!! Aguarde que ainda vem muita coisa legal por aí...
      Sobre os arquivos:
      Como você tinha sido a primeira a reportar um erro com esse vídeo, quis me certificar se outros leitores estavam tendo o mesmo problema, e foi constatado que sim. Amanhã pretendo arrumar subir novamente os links desse ballet. Obrigada por me notificar!
      Qualquer problema posterior, é só escrever novamente!!!

      Grande beijo!!!

      Excluir

Postar um comentário