Um Pouco Mais sobre "A Filha do Faraó"

Por duas vezes eu trouxe para vocês a peça "A Filha do Faraó", mas reparem que em nenhuma das ocasiões eu me aprofundei sobre a história desse ballet. Eu planejava fazer isso quando trouxe a montagem de 2012, porém pelo fato de estar enfrentando problemas com o servidor na época acabou não dando certo... Eis que essa semana eu estava dando uma olhada nos meus arquivos e achei um texto que eu havia escrito justamente sobre isso e resolvi passar por aqui para compartilhar com vocês.

A Filha do Faraó foi composta por Cesare Pugni e lançado no ano de 1862. Foi o primeiro grande trabalho de Petipa, que até então só remontava obras de outros coreógrafos. Após o lançamento em St. Petersburg com grande sucesso, a peça foi remontada em Moscow no ano de 1864, e mais tarde em 1905, quando Aleksandr Gorsky criou a sua própria versão. A última montagem da peça ocorreu no ano de 1926 no Teatro Mariinsky de St. Petersburg, e desde então foi praticamente extinta. Somente no início deste século, quase 80 anos depois de sua última encenação, o Teatro Bolshoi convidou Pierre Lacotte para fazer uma reconstrução dessa peça.
A reconstrução é uma remontagem que tem o intuito de ser o mais próximo possível da produção original. Algumas obras que já foram reconstruídas por Lacotte foram A Sílfide e Paquita, ambas pertencentes ao repertório da Ópera de Paris.
Pierre Lacotte realizou muitas pesquisas a fim de conseguir extrair o máximo de informações sobre o ballet, e para isso, ele consultou inúmeros arquivos de diversos museus e coleções particulares, além de conversar com antigos bailarinos e também com sua professora Lioubov Egorova, que conseguiu lhe transmitir vários aspectos dessa peça. Porém, mesmo com todos os seus esforços, não foi possível resgatar todo o trabalho coreográfico de Petipa, sendo que só restaram 4 variações originais e 1 variação com autoria de Gorsky. Ele reduziu o tempo da peça, que no original eram 4 horas, e teve que criar uma nova coreografia para completar a peça, seguindo o estilo de Marius Petipa. A história, como o próprio nome já sugere, se passa no Antigo Egito, e fala sobre o romance entre Aspícia, filha de um poderoso Faraó, e Taor, que na realidade é um jovem arqueólogo inglês conhecido como Lord Wilson.
A Filha do Faraó
The Bolshoi Ballet

Mas não pensem vocês que o Bolshoi é a única companhia a montar essa peça. Graças ao post "Volta ao Mundo" feito pela Cássia, eu descobri que uma companhia aqui da América do Sul também tem essa linda história em seu repertório: o Ballet Municipal de Lima, no Peru.

E para quem quiser assistir, como já falei há duas versões disponíveis aqui no blog.

The Bolshoi Ballet, 2003 - Com Svetlana Zakharova e Sergei Filin

The Bolshoi Ballet, 2012 - Com Svetlana Zakharova e Ruslan Skvortsov

E fiquem ligados, domingo tem postagem nova!
Até lá!

*Edit 19/02/2019: Segundo o leitor Eugênio Telles, a Cia de Ballet do Rio de Janeiro também tem A Filha do Faraó em seu repertório.

Comentários

  1. Excelente post! Dica para adicionar às cias que dançam este ballet: a Cia de Ballet do Rio de Janeiro também tem este ballet em seu repertório!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eugênio, tudo bem?
      Muito obrigada pela dica, eu não sabia. Vou incluir no post^^

      Um grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário