DVD "Coreografias de Balanchine II"


Ei pessoal, td blz??? Como estão passando nesse Dia das Mães?
Por aqui td tranquilo... E pronta para continuarmos nossa viagem pelo universo Balanchine!
Esse é o segundo e último DVD da série coreografias de Balanchine, onde podemos conferir as obras: Chaconne, O Filho Pródigo, Ballo della Regina, The Steadfast Tin Soldier, Tchaikovsky Suite nº 3 e Tchaikovsky Pas de Deux.

Chaconne foi extraído de vários trechos de ballet presentes na ópera "Orfeu e Euridice", com música de Christoph Willibald Gluck. A ópera narra a história da busca de Orfeu, que vai ao mundo dos mortos para resgatar sua amada Euridice. Chaconne chegou a ser encenada em algumas produções da peça, como as produzidas pelo Metropolitan Opera em 1936, pelo Hamburg State Opera em 1963, pela Ópera de Paris em 1973 e pelo Chicago Lyric Opera em 1975.
Lembram-se do comentário que eu havia feito na postagem do ballet "A Lenda de José"? Os textos extraídos da Bíblia Sagrada também rendem ótimos enredos, e Balanchine utilizou justamente um trecho do capítulo 15 do livro de Lucas para criar "O Filho Pródigo". Essa peça foi concebida originalmente em 1929, quando ele trabalhava como coreógrafo no Ballets Russes de Diaghileff, e era uma tradição dessa cia produzir peças com suntuosos cenários e figurinos, e também com a presença de narrativas curtas. Por isso quando a obra foi remontada para o New York City Ballet em 1950, Balanchine manteve seu formato original. Com música de Sergei Prokofiev, o ballet aborda os temas do pecado e redenção.
Assim como Chaconne, Ballo della Regina também teve sua música extraída de uma ópera. Se trata de um conjunto virtuoso de variações que foi cortada da versão original de Don Carlo, de Giuseppe Verdi. Segundo anotações de Lincoln Kirstein, o ballet se passa dentro de uma gruta, com referências na iluminação e nos figurinos para contar sobre a busca de um pescador pela pérola perfeita.
Já The Steadfast Tin Soldier é um duo de 11 minutos baseado na história do Soldadinho de Chumbo, que foi montada sobre trechos da obra "Jeux d'Enfants", de Georges Bizet.
Tchaikovsky Suite nº 3 tem uma história curiosa... Em 1947 Balanchine havia utilizado o último movimento dessa suíte para montar Theme and Variations, e somente em 1970 ele decidiu coreografar a obra completa, incorporando o trabalho anterior de forma revisada. Os três primeiros movimentos (Elégie, Valse Mélancolique e Scherzo) se passam em um salão de baile suavemente iluminado, onde as bailarinas dançam de vestidos longos e cabelos soltos. E no movimento Elégie, que é apresentado neste DVD, elas dançam de pés descalços!!! Quando vi pela primeira vez, logo lembrei da Cássia do blog Dos Passos da Bailarina...
A obra que encerra esta coletânea é uma das minhas preferidas: Tchaikovsky Pas de Deux, interpretada por ninguém menos que Mikhail Baryshnikov!!! A história dessa coreografia pode ser lida nesse post aqui.
Coreografias de Balanchine II
Companhia: New York City Ballet
Ano: 1978 (Parte 3) e 1979 (Parte 4)
Obras:
- Chaconne (1976)
Solistas:
Suzanne Farrell e Peter Martins

- O Filho Pródigo (1929)
Solistas:
Mikhail Baryshnikov como O Filho Pródigo
Karin von Aroldingen como A Mulher Sedutora
Shaun O'Brien como Pai
Tracy Bennet e Laurence Matthews como Servos
Carole Divet e Susan Freedman como Irmãs

- Ballo della Regina (1978)
Solistas:
Merrill Ashley, Robert Weiss,
Debra Austin, Bonita Bourne, Stephanie Saland e Sheryl Ware

- The Steadfast Tin Soldier (1975)
Solistas:
Patricia McBride e Mikhail Baryshnikov

- Tchaikovsky Suite nº 3 - Movimento Elégie (1970)
Solistas:
Karin von Aroldingen, Sean Lavery,
Maria Calegari, Carole Divet, Nina Fedorova, Susan Freedman, Lourdes Lopez e Carol-Marie Strizak

- Tchaikovsky Pas de Deux (1960)
Solistas:
Patricia McBride e Mikhail Baryshnikov
Download:

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Bom pessoal, espero que vcs tenham gostado!
Se preparem, pois semana que vem iniciaremos uma nova série de postagens... Fiquem ligados!
Até a próxima^^

Comentários