Ballet "O Lago dos Cisnes"

Oi pessoal, td bem???
Antes de mais nada, quero pedir desculpas a todos pela inconstância nas postagens. Ultimamente a minha vida pessoal tem sido bastante corrida, pois além de fazer minhas aulas de ballet aos sábados, comecei a fazer faculdade esse ano e também estou trabalhando muito. Mas não se preocupem, não vou deixá-los órfãos rs, o blog vai cont firme e forte com o projeto de trazer até vcs o que há de melhor em matéria de vídeos de ballet!!!
Aliás, falando em projeto, eis que vou prorrogar novamente o prazo da votação do top 10. Pra vcs ficarem mais tranquilos quanto a isso, na véspera da próxima postagem, que já é o vídeo de número 100, eu aviso vcs sobre o término.
E sobre a votação, o nosso querido anônimo que participou ainda não se identificou. Se essa pessoa cont no anonimato, terei que desclassificar os votos da mesma, pois de acordo com as regras, os votos só serão validados desde que a pessoa esteja devidamente identificada, a fim de que todos participem uma única vez. Portanto, se vc escolheu os seguintes ballets, por favor se identifique!

Anônimo em Feb 4, 2012 06:13 PM


1° O Quebra-Nozes (The Royal Ballet, 2009)
2° Cinderella (Paris Opera Ballet 2007)
3° La Bayadère (The Royal Ballet 2009)
4º Coppélia (The Bolshoi Ballet, 2011)
5º Don Quixote (American Ballet Theatre, 1983)


AMO seu blog, se puder curtir minha página de ballet no face
http://www.facebook.com/pages/Ballerinas/349559595067898


E vamos ao vídeo de hj... um pedido bastante antigo e muitissimo interessante! Para o vídeo de número 99, trago a vcs uma versão bem diferente de "O Lago dos Cisnes", que eu tive o prazer de assistir na manhã  véspera de Natal do ano passado, em um raro momento onde pela primeira vez eu vi um canal da TV aberta (TV Senado) passar esse tipo espetáculo. Essa montagem do Lago faz uma mistura de ballet com circo, ao estilo "Cirque du Soleil", com tudo o que uma apresentação circense tem direto: malabaritas, acrobatas, monociclistas, trapezistas, contorcionistas, os artistas da corda-bamba, e claro, um quarteto de palhaços vestidos de cisne, fazendo uma alusão aos bailarinos do "Les Trockadero de Monte Carlo". A única coisa que deixou muito a desejar foi a edição do DVD. Todo mundo sabe que os chineses são muito perfeccionistas, e embora a apresentação tenha sido feita em um teatro com platéia, eles quiseram fazer parecer que era uma gravação de estúdio (no caso, sem platéia). Com isso eles fizeram alguns cortes no som que acabou prejudicando a transição de algumas cenas. Mas tirando isso, a apresentação é excelente, nunca vi coisa igual!!! Vcs vão se encantar!!!

E aproveitando que "O Lago dos Cisnes" está hoje no centro das atenções, quero compartilhar com vcs uma descoberta a respeito deste repertório. Há algumas semanas atrás eu estava lendo o blog Dos Passos da Bailarina, da autora Cássia Pires, e achei uma matéria muito interessante sobre a verdadeira história do Lago dos Cisnes, originalmente publicada no blog da professora Myrna Jamus. Confiram a seguir:

"Odette era uma linda jovem que vivia alegre no campo com sua família. Um dia, um feiticeiro que morava na região encantou-a na forma de um cisne branco. Assim sendo, durante o dia, ela era a rainha dos cisnes e à noite voltava a ser a bela moça.
Como podia a mãe de Odete aceitar tamanha desventura? Desolada, sem saber o que fazer, ela caiu num choro demorado. E chorou, chorou… Chorou dias e noites. Derramou tantas lágrimas que deram para formar um lago cristalino num vale que havia nas proximidades da casa. Durante o dia, quem passasse pela região avistava, à beira do recente lago, um belo cisne coroado, quem sabe o mais belo cisne que já havia visto.
Com o tempo, outros cisnes foram chegando por ali. Eram moças da redondeza também encantadas pelo feiticeiro. Os que conheciam o feiticeiro contavam que ele tinha uma filha de nome Odila e que, segundo ele dizia, em breve, ela se casaria com aquele que seria o rei daquele país. Presumia o bruxo que, enfeitiçando as moças daquela terra, o príncipe acabaria se encontrando com sua filha.
Chegou o dia do aniversário de 21 anos do príncipe e, conforme estava determinado desde que ele nascera, durante a festa de comemoração, ele escolheria entre as convidadas aquela que seria sua esposa. Entediado com tal obrigação, o príncipe saiu para caçar com seus amigos. Havia ganhado um novo conjunto de arco e flechas e queria experimentá-los. Cavalgando pelo campo, os caçadores acabaram se deparando com o recente lago e o príncipe logo foi atraído pela elegância dos cisnes que estavam lá a mergulhar. Num instante, ele viu-se atraído por um cisne que usava uma coroa na cabeça.
Impressionado com a beleza do lugar, o príncipe decidiu parar por ali para descansar. Acomodou-se e pediu aos amigos que não atirassem suas flechas. Em pouco tempo, o sol se põe e de repente o lago dos cisnes fica rodeado de belas moças vestidas de branco. Então, uma jovem de rara beleza se dirige ao príncipe e lhe conta sobre o encantamento. De dia, ela e as companheiras eram cisnes e de noite voltavam a ser as moças que eram antes. E que havia apenas uma forma de ela se tornar mulher para sempre. Para isso, ela teria que se casar com um moço que lhe fosse fiel para sempre.
Enquanto conversava com a moça, o príncipe se viu perdidamente apaixonado. A noite foi passando e quando chegava a hora de o sol iluminar o dia, o príncipe agiu ligeiro. Disse-lhe que ela era a sua escolhida convidou-a para festa que seria dada no castelo na noite seguinte.
O feiticeiro, ah, o feiticeiro. Aquele era o seu tão esperado dia. Não seria aquele cisne coroado que haveria de lhe atrapalhar. Seguro de que restavam poucas moças casadouras naquele reino, usou de sua magia e fez com que a filha Odila se tornasse semelhante a Odette. Comprou-lhe um belo traje a rigor e conduziu-a para a festa com a obrigação de conquistar o príncipe.
Naquela noite, o castelo recebeu a mais bela decoração de todos os tempos. Acompanhadas de suas famílias, as candidatas a princesa chegavam, cada uma mais suntuosa do que a outra. De braços dados com o pai feiticeiro vestido para uma cerimônia real, chegou Odila, toda faceira, certa de que aquele era o seu esperado dia. O príncipe, que havia visto a amada apenas uma vez e sob o clarão da lua, acreditou que aquela fosse a moça cisne. Dirigiu-se a ela e lhe fez juras de amor eterno. Nessa hora chegou Odette. Ao vê-lo sorridente a dançar, ela sentiu-se traída. Como podia ser? Seu encanto nunca seria quebrado… Num momento, o príncipe percebe o olhar desolado da moça que acabava de chegar e sente que havia jurado amor eterno a uma pessoa errada.
Ao ver a troca de olhares, o feiticeiro pressente que o maior negócio de sua vida estava prestes a se arruinar. Então, aproveita de sua força para fazer com que Odette desapareça do salão voando pela janela. O príncipe, ao ver a amada naquele voo, corre até a janela e se atira atrás dela. Pede-lhe perdão e, juntos, caminham até ao lago dos cisnes.À beira do lago, o príncipe lhe faz juras de amor eterno. No entanto, ela sabendo que estava condenada a ser cisne para sempre por causa do encantamento, em desespero, pula dentro do lago, se matando. O príncipe a segue, pois nada mais lhe importava. Se o amor não podia ser realizado, ele morreria junto com a amada.
Dizem que, neste momento, o feiticeiro perdeu todo o seu poder e todas as companheiras do lago se tornaram livres do feitiço. Elas contaram que, ao amanhecer, meio a uma suave neblina, viram os espíritos dos dois apaixonados sobrevoando o lago."

Como vcs podem perceber, algumas passagens do ballet, que até eram obscuras, acabam sendo esclarecidas, como o pq do feiticeiro Rothbart transformar Odette em cisne, a origem do lago, e o final original da peça, que segundo esse conto, é com a morte dos protagonistas.

Vamos ao vídeo???
O Lago dos Cisnes
Companhia: Guangdong Acrobatic Troupe of China
Download:
https://drive.google.com/file/d/1BeXVFZDrvkn1wNZehiJAhI6rcjM-pr0q/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .avi

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Bom, é isso aí pessoal!!!
Na próxima postagem eis que chegaremos no vídeo de número 100!!!!
Aguardem....

Comentários

  1. Eu vi um pedaço deste ballet, e o pessoal é impressionante o q eles fazem! Ela na ponta em cima do cara, é impressionante.... Mas a montagem q eu vi deles, não havia expressão nenhuma na face dos atuantes.... Que Pena!

    ResponderExcluir
  2. Muito Original!!! achei lindo!

    ResponderExcluir
  3. the link .003 is off :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário