Ballet "Carmen"

Oi pessoal!!!
Eis que hj trago pra vcs um repertório inédito! E me pediram MUITO esse aqui, em especial o Hélio Lima, coordenador do Grupo Metades Cia. de Dança. Confesso a vcs que fiquei lisonjeada com esse contato em especial. Ser procurada por um membro de uma Cia. é algo muito gratificante, o que só me motiva a seguir em frente nessa longa jornada dançante que ainda temos a percorrer^^;
E sem mais delongas, o repertório de hj é uma adaptação da mais famosa ópera de todos os tempos. Se "O Lago dos Cisnes" é o mais popular dos ballets, "Carmen" é com certeza a mais popular de todas as óperas. Originalmente um drama em 4 atos, a peça composta por Georges Bizet foi rearranjada por Rodion Shchedrin e ficou conhecida como "Suíte de Carmen", onde no ballet é geralmente montada em apenas um ato. Pra quem não sabe, o termo "suíte" se refere a uma espécie de resumo de uma obra musical extensa, com duração média de 1 hr a 1,5 hr. No caso de Carmen, foram criadas várias coreografias diferentes, em sua grande maioria no estilo moderno ou contemporâneo, e cada coreógrafo da uma ênfase diferente no arranjo feito por Shchedrin.
O ballet/ópera conta a história de Carmen, uma bela cigana que seduz todos os homens que encontra à sua passagem. O cabo Don José fica loucamente apaixonado por ela, e foi até mesmo capaz de desertar por sua causa. Porém seu amor por ela é possessivo e doentio, o que fez Carmen se cansar de seu amante e voltar suas atenções ao toureiro Escamillo, que havia declarado o seu amor pela cigana. Cego de ciúmes e não aceitando o fato de Carmen não ama-lo mais, Don José a mata, se lamentando depois pelo que acabara de fazer com a pessoa que ele dizia amar...
Além dessa peça que muitos me pediram, o DVD também traz alguns extras interpretados por Maya Plisetskaya. São as coreografias "A Morte do Cisne", "Prelúdio de Bach" e trechos de "Raymonda".
Todas as montagens de Carmen que eu conheço são bastante antigas, e infelizmente nunca vi um lançamento recente dessa peça. Mas é lógico, se encontrar, com certeza trarei!
E agora, vamos ao download!!!
Carmen
Companhia: The Bolshoi Ballet
Ano: 1973
Elenco:
Maya Plisetskaya como Carmen
Nikolai Fadeyechev como Don José
Sergei Radchenko como Escamillo
Download:
https://drive.google.com/drive/folders/1lZQ_iDwX_-uMLMrrdSErydUebMrsdoaB?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Bom gente, agora sim temos Carmen em nosso acervo! Em breve pretendo trazer outras montagens dessa peça... É só aguardarem!!!
Até a próxima semana galera!
FUUUUUUI^^

Comentários

  1. que emoção ver carmen postado aqui no blog!! hoje a noite será a estreia da adaptação que a companhia onde danço fez desse ballet!!

    ResponderExcluir
  2. ai que lindo, amo de esses dois juntos, para mim não existe melhor Carmen que a da Maya...
    muito obrigada..
    bjs e até

    ResponderExcluir
  3. Realmente Carmen é uma bela peça, e Maya Plisetskaya uma grande Diva da Dança!!!
    Combinação perfeita^^

    ResponderExcluir
  4. Põe Carmem com a Svetlana Zakharova *-*

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Que ótimo!! Estava procurando essa versão da Carmen!!!
    Muito legal o seu trabalho aqui no site!!!
    Continue nessa jornadaaa!!! =D

    beejos*

    ResponderExcluir
  6. ão consigo baixar o VTS 01 1.VOB.002, está dando erro no download

    ResponderExcluir
  7. Acabei de testar o arquivo mencionado e esta funcionando normalmente. Acho que na hr q vc tentou baixar, o servidor estava instavel, e quando isso acontece ele suspende temporariamente a distribuição de alguns arquivos. Acho que foi isso o que aconteceu. Mas agora já está normal!

    ResponderExcluir
  8. ah...gostaria tanto de baixar Carmem...

    ResponderExcluir
  9. Julimel esse Carmen é só a Suíte que dura uns 45 minutos ou a Ópera inteira que dura umas 2 horas? Minha academia vai fazer Carmen no final do ano só que eles irão fazer o Ballet completo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio, td bem? Vamos ver se consigo explicar:

      A Ópera mesmo tem realmente um pouco mais de 2 hrs de duração e é dividida em 4 atos.
      Quando ela foi "transcrita" para ballet, o Rodion Shchedrin refez a partitura da Ópera, e pelo menos nas versões que conheço elas foram montadas em um ato:
      - Alberto Alonso (que é essa do Bolshoi)
      - Roland Petit (Ballet Nacional de Marseille)
      - Mats Ek (The Cullberg Ballet)
      - Ted Brandsen (West Australian Ballet)

      Justamente pela peça resumir em um ato uma ópera longa ela é chamada de suíte (no caso, Suíte de Carmen).
      Que versão a sua escola vai usar pra remontar a obra?

      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Bom, me disseram que o Carmen em que estavam se baseando o ballet da minha academia possuía mais de um ato. Mas vou baixar essa versão do post para assistir! Obrigado pela atenção!


      PS: Sou um grande fã do blog, visito-o todo dia e indico para todos os alunos lá da minha academia haha ;)

      Excluir
    3. E Julimel, também irão montar um ballet chamado Le Carnaval, mas não encontro nenhuma referência segura sobre esse ballet, o único vídeo seguro que achei foi com a evgenia obraztsova mas ainda não sei se é o correto. Você conhece alguma versão desse ballet?

      Excluir
    4. Nesse caso, acredito que sua academia deva montar algo mais próximo da Ópera original, que como mencinei, é mais longa que as versões existentes em ballet.
      Além de baixar esse DVD, sugiro a você assistir a Ópera, para ter um entendimento mais completo da história.

      Fico muito feliz que goste do blog!
      Obrigada pelo carinho^^

      Excluir
    5. Me perguntaram sobre Le Carnaval outro dia no face. Pelo que pesquisei, é uma das obras criadas pelo Ballets Russes, com música de Robert Schumann e coreografia de Michel Fokine. Ela pertence atualmente ao repertório do Mariinsky Ballet, mas infelizmente eu nunca soube de nenhum DVD oficial que tenha essa obra. Assim que encontrar, pode ter certeza de que trarei!!!

      Excluir

Postar um comentário