DVD "O Retorno do Pássaro de Fogo"

Ei pessu!!!!
Hj finalmente estou conseguindo trazer pra vcs aquele DVD que vcs elegeram na terceira enquete que lancei aqui no site, lembram? O tema foi "Pérolas do Ballet Russo" e com 70% dos votos o escolhido foi "O Retorno do Pássaro de Fogo", que é a postagem de hj.
Esse DVD traz três grandes peças do repertório russo: O Pássaro de Fogo, Petrushka e Scheherazade, todas coreografadas por Michel Fokine para a Cia. Ballets Russes, de Sergei Diaghilev.
O Pássaro de Fogo foi o grande êxito de Igor Stravinsky no campo dos ballets e que o consagrou como compositor, mostrando uma exuberante orquestração rica em imagens do mundo oriental. O enredo foi extraído do folclore russo e conta a história do príncipe Ivan Tsarevich, que tem que salvar uma linda princesa das garras de um poderoso mago, contando para isso com a ajuda de um pássaro mítico.
Clique aqui para ler a história completa!

Petrushka, a segunda composição de Stravinsky para ballet, também alcançou um grande sucesso. A história se passa numa feira itinerante em São Petersburgo e fala de um boneco desengonçado chamado Petrushka, que tem a capacidade de ter sentimentos.
Clique aqui para ler a história completa!

Já Scheherazade, a terceira peça deste DVD, foi composta por Nikolai Rimsky-Korsakov e é baseada no livro "As Mil e Uma Noites", um grande clássico da literatura árabe. Mas apesar de se chamar Scheherazade, a personagem em si não aparece no ballet. Isso se deve pelo fato do ballet ser um arranjo de uma obra sinfônica datatada de 1888, e é uma peça de um ato que conta apenas a primeira parte da história. Shariar, senhor de um luxuoso harém, é alertado por seu irmão sobre a fidelidade de sua esposa Zobeida e juntamente com ele se ausenta por um tempo fingindo que iriam caçar. Após a partida, uma grande festa se inicia. Os escravos adentram no harém e Zobeida elege o mais belo, que veste trajes de ouro, para ser seu par nas danças sensuais. No auge do divertimento, todos são surpreendidos pelo retorno antecipado de Shariar. Constatando a veracidade dos fatos, o sultão ordena a morte de todos no recinto e Zobeida, envergonhada, se mata aos pés de seu senhor.
O ballet termina ai, mas a história vai mais além: amargurado pela traição de sua primeira esposa, Shariar decide que todos os dias se casaria com uma jovem, teria uma noite de amor com ela e ao amanhecer mandaria matá-la. Certo dia, Scheherazade, a filha do vizir (primeiro-ministro), mesmo diante dos apelos do pai, se oferece para se casar com o Sultão. Aparentemente resignada com seu destino, Scheherazade tem um plano em mente. À noite, já nos aposentos, ela começa a contar uma história que cativa a atenção de Shariar. Ao raiar do dia, Scheherazade interrompe a narrativa na melhor parte, dizendo que continuará na noite seguinte, e o sultão muito curioso por saber o final da história poupa a sua vida por mais um dia. Através de suas histórias, que são contadas durante mil e uma noites, Scheherazade consegue tranformar o sentimento vingativo do sultão, que encontra nela o grande amor de sua vida.
Curiosos??? Então baixem mais esse belo e interessante DVD!!!
O Retorno do Pássaro de Fogo
Ano: 2002
Obras:
- O Pássaro de Fogo
Solistas:
Nina Ananiashvili como Pássaro de Fogo
Andris Liepa como Ivan Tsarevich
Ekaterina Liepa como Princesa Tsaverna
Sergey Petukhov como Kashchey

- Petrushka
Solistas:
Andris Liepa como Petrushka
Tatiana Beletskaya como Bailarina
Gennady Taranda como Mouro
Sergey Petukhov como Mágico

- Scheherazade
Solistas:
Ilze Liepa como Zobeida
Victor Yeriomenko como Escravo de Ouro
Andris Liepa como Shariar
Gulam Poladkhanov como Shakhezman (Irmão de Shariar)
Igor Mozzukhin como Eunuco
Download:
https://drive.google.com/file/d/1X1YUiBbAOWUhk_3ByzpezzEdzU_4ValV/view?usp=sharing

Formato do Vídeo:
 .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Ufa!!! Finalmente consegui terminar de postar... (desde sáb to fazendo essa postagem kkkkk)
Mas está aí! Espero q gostem^^
Dica: Não deixem de ler a história dos ballets O Pássaro de Fogo e Petrushka. Entendi melhor as composições de Stravinsky depois que li as histórias^^

Bjocas!!!

Comentários

  1. Baixem essa versão

    Porque é a melhor versão do Pássaro de Fogo
    esse repertório sem duvida dançaria na minha formatura.
    Já assisti com outras bailarinas, mas a Nina é linda demais

    bjs Juh

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a primeira versão que assisti e é excelente! Ainda não vi outras, mas quero conhecer... e realmente a Nina é ótima bailarina!!! Alias amei as três peças do DVD^^

    Bjinhos pra ti minha linda!!!!

    ResponderExcluir
  3. Julimel,

    Muitíssimo obrigada por compartilhar essas maravilhas com pobres mortais que, de outra forma, jamais teriam acesso.

    Que a arte seja sempre sua fonte de inspiração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário