quinta-feira, 24 de março de 2011

DVD "O Retorno do Pássaro de Fogo"

Ei pessu!!!!
Hj finalmente estou conseguindo trazer pra vcs aquele DVD que vcs elegeram na terceira enquete que lancei aqui no site, lembram? O tema foi "Pérolas do Ballet Russo" e com 70% dos votos o escolhido foi "O Retorno do Pássaro de Fogo", que é a postagem de hj.
Esse DVD traz três grandes peças do repertório russo: O Pássaro de Fogo, Petrushka e Scheherazade, todas coreografadas por Michel Fokine para a Cia. Ballets Russes, de Sergei Diaghilev.
O Pássaro de Fogo foi o grande êxito de Igor Stravinsky no campo dos ballets e que o consagrou como compositor, mostrando uma exuberante orquestração rica em imagens do mundo oriental. O enredo foi extraído do folclore russo e conta a história do príncipe Ivan Tsarevich, que tem que salvar uma linda princesa das garras de um poderoso mago, contando para isso com a ajuda de um pássaro mítico.
Clique aqui para ler a história completa!

Petrushka, a segunda composição de Stravinsky para ballet, também alcançou um grande sucesso. A história se passa numa feira itinerante em São Petersburgo e fala de um boneco desengonçado chamado Petrushka, que tem a capacidade de ter sentimentos.
Clique aqui para ler a história completa!

Já Scheherazade, a terceira peça deste DVD, foi composta por Nikolai Rimsky-Korsakov e é baseada no livro "As Mil e Uma Noites", um grande clássico da literatura árabe. Mas apesar de se chamar Scheherazade, a personagem em si não aparece no ballet. Isso se deve pelo fato do ballet ser um arranjo de uma obra sinfônica datatada de 1888, e é uma peça de um ato que conta apenas a primeira parte da história. Shariar, senhor de um luxuoso harém, é alertado por seu irmão sobre a fidelidade de sua esposa Zobeida e juntamente com ele se ausenta por um tempo fingindo que iriam caçar. Após a partida, uma grande festa se inicia. Os escravos adentram no harém e Zobeida elege o mais belo, que veste trajes de ouro, para ser seu par nas danças sensuais. No auge do divertimento, todos são surpreendidos pelo retorno antecipado de Shariar. Constatando a veracidade dos fatos, o sultão ordena a morte de todos no recinto e Zobeida, envergonhada, se mata aos pés de seu senhor.
O ballet termina ai, mas a história vai mais além: amargurado pela traição de sua primeira esposa, Shariar decide que todos os dias se casaria com uma jovem, teria uma noite de amor com ela e ao amanhecer mandaria matá-la. Certo dia, Scheherazade, a filha do vizir (primeiro-ministro), mesmo diante dos apelos do pai, se oferece para se casar com o Sultão. Aparentemente resignada com seu destino, Scheherazade tem um plano em mente. À noite, já nos aposentos, ela começa a contar uma história que cativa a atenção de Shariar. Ao raiar do dia, Scheherazade interrompe a narrativa na melhor parte, dizendo que continuará na noite seguinte, e o sultão muito curioso por saber o final da história poupa a sua vida por mais um dia. Através de suas histórias, que são contadas durante mil e uma noites, Scheherazade consegue tranformar o sentimento vingativo do sultão, que encontra nela o grande amor de sua vida.
Curiosos??? Então baixem mais esse belo e interessante DVD!!!
O Retorno do Pássaro de Fogo
Ano: 2002
Repertórios:
- O Pássaro de Fogo
Solistas:
Nina Ananiashvili como Pássaro de Fogo
Andris Liepa como Ivan Tsarevich
Ekaterina Liepa como Princesa Tsaverna
Sergey Petukhov como Kashchey

- Petrushka
Solistas:
Andris Liepa como Petrushka
Tatiana Beletskaya como Bailarina
Gennady Taranda como Mouro
Sergey Petukhov como Mágico

- Scheherazade
Solistas:
Ilze Liepa como Zobeida
Victor Yeriomenko como Escravo de Ouro
Andris Liepa como Shariar
Gulam Poladkhanov como Shakhezman (Irmão de Shariar)
Igor Mozzukhin como Eunuco
Links:
https://1drv.ms/f/s!Ar6VXXHgq-SqwUdsDmsORqGViNeX

Formato do Vídeo:
 DVD

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Ufa!!! Finalmente consegui terminar de postar... (desde sáb to fazendo essa postagem kkkkk)
Mas está aí! Espero q gostem^^
Dica: Não deixem de ler a história dos ballets O Pássaro de Fogo e Petrushka. Entendi melhor as composições de Stravinsky depois que li as histórias^^

Bjocas!!!

3 comentários:

  1. Baixem essa versão

    Porque é a melhor versão do Pássaro de Fogo
    esse repertório sem duvida dançaria na minha formatura.
    Já assisti com outras bailarinas, mas a Nina é linda demais

    bjs Juh

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a primeira versão que assisti e é excelente! Ainda não vi outras, mas quero conhecer... e realmente a Nina é ótima bailarina!!! Alias amei as três peças do DVD^^

    Bjinhos pra ti minha linda!!!!

    ResponderExcluir
  3. Julimel,

    Muitíssimo obrigada por compartilhar essas maravilhas com pobres mortais que, de outra forma, jamais teriam acesso.

    Que a arte seja sempre sua fonte de inspiração.

    ResponderExcluir