Ballet "A Bela Adormecida"

Estou passando novamente aqui hoje para falar mais de "A Bela Adormecida". Desta vez estou trazendo para vcs algumas curisidades sobre este belo repertório.

*Na montagem original criada por Marius Petipa, é seis o número de fadas madrinhas.
Algumas montagem colocam sete fadas, sendo que a variação da Fada Coulante é interpretada por duas bailarinas. Além disso, há versões em que a Fada Lilás não utiliza sapatilha de ponta, e por isso não dança o Grand Pas de Six do Prólogo, porém ela tem grande destaque no momento em que dá o seu presente à Aurora.

*Geralmente o papel de Carabosse é interpretado por homens. São poucas as mulheres que encaram a personagem e por isso não são usadas sapatilhas de ponta em sua coreografia. O único registro que temos dessa personagem dançando na ponta é uma montagem do Kirov datada de 1964, onde o papel é desempenhado por Natalia Dudinskaya.

*No final do primeiro ato, a princesa ganha de uma velha senhora (que é Carabosse disfarçada) um buquê de flores com uma agulha escondida no meio, mas há montagens em que Aurora ganha a agulha sem o disfarce do buquê.

*Em algumas versões o príncipe é conhecido por Florimund e em outras por Désiré. Há ainda montagens onde a princesa tem um irmão chamado Florimund, além de mais duas irmãs.

*Sobre o Grand Pas das Pedras Preciosas no Ato III há diferenças entre as versões. Na montagem original criada por Petipa dançam quatro bailarinas, representando o Ouro, a Prata, a Safira e o Diamante.
Rudolf Nureyev transformou esse número em um Pas de Cinque, onde entram um bailarino representando o Ouro, uma bailarina representando o Diamante e três bailarinas representando o Rubi, a Esmeralda e a Safira, fazendo até mesmo uma alusão à versão animada criada por Walt Disney.
Nas montagens do Royal Ballet sempre entra um homem nessa coreografia, mas o número total de bailarinos muda de uma versão para a outra. Na montagem de 1994 dançam mais três bailarinas representando o Ouro, a Prata e a Safira, já na versão de 2006 dançam mais duas bailarinas representando a Prata e o Diamante.

Agora eu estou trazendo uma versão do Ballet Nacional do Canadá, interpretada por Rudolf Nureyev e Veronica Tennant. Essa é uma versão compacta da coreografia apresentada pela Ópera de Paris em 2000, mas vale a pena conferir a beleza desta produção.
A Bela Adormecida
Companhia: National Ballet of Canada
Ano: 1972
Elenco:
Veronica Tennant como Princesa Aurora
Rudolf Nureyev como Príncipe Désiré
Kristine Soleri como Fada Lilás
Celia Franca como Carabosse
Download:
https://drive.google.com/file/d/1-fuZ_6Qdw2lv09OPNQnHF3XnFvERClZ2/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Ah gente, quero muito agradecer pelas visitas e pelas dicas que vcs estão dando. Pode contar que elas serão muito úteis para o blog ficar cada vez melhor^^

Por hj é só!!!
Fui...

Comentários

  1. Olha acho que ainda não baixei nenhum repertório do Ballet Nacional do Canadá, e legal essa versão ser mais compacta, vou matar a curiosidade e baixar, afinal Nureyev é sensacional verdadeiro mito! *-*

    Ah, deixei um selinho pra você no blog tá? ;)


    Beijos Juli

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    eu baixei os vídeos e eles nao abrem aqui. Estão num formato estranho. Precisa de algum propgrama diferente? Ou eles abrem normalmente. =)

    ResponderExcluir
  3. Oi marina!
    os videos estão em formato avi, mas foi utilizado o programa HJ-Split para separa-los e por isso ficam nessa extensão .avi.001, .avi.002, etc.
    td o q tem a fazer é baixar esse programa, clicar na opção join, selecionar o primeiro arquivo e juntar. é bem simples^^

    ResponderExcluir
  4. Obrigada =)
    Adoro seu blog, Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaaaaah to tao feliz de ter encontrado um blog que tem os ballet mais famoso com o nureyev.
    Obrigado mesmo viu ♥

    ResponderExcluir
  6. Amei este blog e tudo que está nele, parabéns.

    Gostaria apenas de notificar que alguns arquivos não estão abrindo: Cinderela - Ópera de Paris/2007 - DVD 1 - Arquivo .006 e DVD2 - arquivo .004 e ainda Romeu e Julieta/1966 - arquivo .007
    Poderiam verificar.

    Lucia Cristina

    ResponderExcluir
  7. Bom lucia, todos os arquivos tem o tamanho de 100 mb. Meu conselho é q vc verifique se baixou no tamanho certo, pq as vezes acontece de nao baixar td, ja recebi perguntas a respeito. Pode confiar q os arquivos estao certos... é só verificar o tamanho.

    volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  8. eu adoro dançar balé classico também

    ResponderExcluir
  9. Aii, eu sou apaixonada pelo Nureyev *-* Queria ter visto ele dançar ao vivo :(

    ResponderExcluir
  10. Só uma pena que ele tenha falecido em 92...
    Um grande icone da dança!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário