segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ballet "A Bela Adormecida"

Estou passando novamente aqui hoje para falar mais de "A Bela Adormecida". Desta vez estou trazendo para vcs algumas curisidades sobre este belo repertório.

*Na montagem original criada por Marius Petipa, é seis o número de fadas madrinhas.
Algumas montagem colocam sete fadas, sendo que a variação da Fada Coulante é interpretada por duas bailarinas. Além disso, há versões em que a Fada Lilás não utiliza sapatilha de ponta, e por isso não dança o Grand Pas de Six do Prólogo, porém ela tem grande destaque no momento em que dá o seu presente à Aurora.

*Geralmente o papel de Carabosse é interpretado por homens. São poucas as mulheres que encaram a personagem e por isso não são usadas sapatilhas de ponta em sua coreografia. O único registro que temos dessa personagem dançando na ponta é uma montagem do Kirov datada de 1964, onde o papel é desempenhado por Natalia Dudinskaya.

*No final do primeiro ato, a princesa ganha de uma velha senhora (que é Carabosse disfarçada) um buquê de flores com uma agulha escondida no meio, mas há montagens em que Aurora ganha a agulha sem o disfarce do buquê.

*Em algumas versões o príncipe é conhecido por Florimund e em outras por Désiré. Há ainda montagens onde a princesa tem um irmão chamado Florimund, além de mais duas irmãs.

*Sobre o Grand Pas das Pedras Preciosas no Ato III há diferenças entre as versões. Na montagem original criada por Petipa dançam quatro bailarinas, representando o Ouro, a Prata, a Safira e o Diamante.
Rudolf Nureyev transformou esse número em um Pas de Cinque, onde entram um bailarino representando o Ouro, uma bailarina representando o Diamante e três bailarinas representando o Rubi, a Esmeralda e a Safira, fazendo até mesmo uma alusão à versão animada criada por Walt Disney.
Nas montagens do Royal Ballet sempre entra um homem nessa coreografia, mas o número total de bailarinos muda de uma versão para a outra. Na montagem de 1994 dançam mais três bailarinas representando o Ouro, a Prata e a Safira, já na versão de 2006 dançam mais duas bailarinas representando a Prata e o Diamante.

Agora eu estou trazendo uma versão do Ballet Nacional do Canadá, interpretada por Rudolf Nureyev e Veronica Tennant. Essa é uma versão compacta da coreografia apresentada pela Ópera de Paris em 2000, mas vale a pena conferir a beleza desta produção.


A Bela Adormecida
Companhia:
National Ballet of Canada
Ano: 1972
Bailarinos Principais:
Veronica Tennant como Princesa Aurora
Rudolf Nureyev como Príncipe Désiré
Kristine Soleri como Fada Lilás
Celia Franca como Carabosse
Links:
https://1drv.ms/f/s!Ar6VXXHgq-SqlR8Ps7jOVgmiu1_B

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Ah gente, quero muito agradecer pelas visitas e pelas dicas que vcs estão dando. Pode contar que elas serão muito úteis para o blog ficar cada vez melhor^^

Por hj é só!!!
Fui...

10 comentários:

  1. Olha acho que ainda não baixei nenhum repertório do Ballet Nacional do Canadá, e legal essa versão ser mais compacta, vou matar a curiosidade e baixar, afinal Nureyev é sensacional verdadeiro mito! *-*

    Ah, deixei um selinho pra você no blog tá? ;)


    Beijos Juli

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    eu baixei os vídeos e eles nao abrem aqui. Estão num formato estranho. Precisa de algum propgrama diferente? Ou eles abrem normalmente. =)

    ResponderExcluir
  3. Oi marina!
    os videos estão em formato avi, mas foi utilizado o programa HJ-Split para separa-los e por isso ficam nessa extensão .avi.001, .avi.002, etc.
    td o q tem a fazer é baixar esse programa, clicar na opção join, selecionar o primeiro arquivo e juntar. é bem simples^^

    ResponderExcluir
  4. Obrigada =)
    Adoro seu blog, Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaaaaah to tao feliz de ter encontrado um blog que tem os ballet mais famoso com o nureyev.
    Obrigado mesmo viu ♥

    ResponderExcluir
  6. Amei este blog e tudo que está nele, parabéns.

    Gostaria apenas de notificar que alguns arquivos não estão abrindo: Cinderela - Ópera de Paris/2007 - DVD 1 - Arquivo .006 e DVD2 - arquivo .004 e ainda Romeu e Julieta/1966 - arquivo .007
    Poderiam verificar.

    Lucia Cristina

    ResponderExcluir
  7. Bom lucia, todos os arquivos tem o tamanho de 100 mb. Meu conselho é q vc verifique se baixou no tamanho certo, pq as vezes acontece de nao baixar td, ja recebi perguntas a respeito. Pode confiar q os arquivos estao certos... é só verificar o tamanho.

    volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  8. eu adoro dançar balé classico também

    ResponderExcluir
  9. Aii, eu sou apaixonada pelo Nureyev *-* Queria ter visto ele dançar ao vivo :(

    ResponderExcluir
  10. Só uma pena que ele tenha falecido em 92...
    Um grande icone da dança!!!!

    ResponderExcluir