Ballet "A Bela Adormecida"

Bom pessoal, para a postagem de hj da trilogia Tchaikovsky eu vou falar um pouquinho sobre A Bela Adormecida, que eu acabei não contando nada no primeiro post.

A Bela Adormecida é contada em um prólogo e três atos e coloca em cena a conhecida história da princesa Aurora.

O Prólogo se passa durante o batizado de Aurora. O rei e a rainha convidam seis fadas para serem madrinhas da princesa: Fada Candide, Fada Coulante, Fada Migalha de Pão, Fada Canário, Fada Violente e Fada Lilás. Trazendo consigo presentes especiais, cada uma das fadas abençoa a princesa dando a ela diferentes qualidades. Mas antes que o presente mais poderoso fosse entregue, o da Fada Lilás, Carabosse, a Fada Má, aparece no meio da festa e fica furiosa por não ter sido convidada.
Para compensar o esquecimento dos pais de Aurora, Carabosse também se sente no direito de presentear a princesa. Aurora crescerá bela, graciosa e saudável, mas ao completar 16 anos picará seu dedo com uma agulha e morrerá! A Corte fica horrorizada e a rainha implora pela vida de sua filha, mas Carabosse é irredutível. Ela está prestes a ir embora, quando a Fada Lilás bloqueia seu caminho anunciando então a benção que ainda não havia sido dada à princesa. Ela diz que não poderá impedir o feitiço lançado pela poderosa Carabosse, mas que irá amenizá-lo. Ao picar seu dedo com uma agulha Aurora não morrerá, mas dormirá por 100 anos, até o dia em que seja despertada por um beijo de um príncipe apaixonado.
Depois de dar seu presente, a Fada Lilás e as outras expulsam Carabosse do salão, restaurando a paz do lugar. Assim, as fadas se retiram e o prólogo termina com uma ordem do rei, de que todas as agulhas sejam extintas do reino.

O Ato I acontece 16 anos depois. Hoje Aurora é uma bela jovem e todos estão prontos para comemorar seu aniversário. A princesa conhece quatro príncipes vindos de terras distantes. Seu pai pede a ela que escolha um eles para se casar, e assim Aurora e os quatro príncipes dançam o Adágio da Rosa, um dos momentos mais bonitos do Ballet.
No auge da festa, quando tudo parecia correr bem, uma velha senhora aparece ofertando à Aurora um buquê de flores. A princesa fica feliz com o presente, mas quando menos espera acaba piacando seu dedo em uma agulha que estava escondida no buquê.
Imediatamente a princesa começa a sentir os efeitos do feitiço. Ela dança atordoada até desmaiar. Em seguida, Carabosse aparece e ri da angústia de todos. Mas antes que o desespero tomasse conta, a Fada Lilás aparece para lembrar o presente que ela havia dado à Aurora no dia do batizado. Neste momento a princesa estava adormecida e agora só restava esperar pelo dia em que ela será despertada. Até esse dia chegar, todos tambem ficarão adormecidos por um encanto e só despertarão quando a princesa acordar.

No Ato II, 100 anos depois, encontramos na clareira de uma floresta o príncipe Désiré e sua corte participando de uma caçada. Nenhuma das diversões consegue dissipar a tristeza do príncipe e ele é deixado a sós com seus devaneios. De repente, ele se encontra com a Fada Lilás, e esta mostra ao príncipe a imagem de uma bela jovem, que neste momento se encontra adormecida. Ao dançar com a imagem de Aurora, o príncipe imediatamente se apaixona e diz que fará de tudo para encontrá-la.
Então, o príncipe e a Fada Lilás iniciam uma viagem rumo ao castelo da princesa Aurora. Lá chegando, Désiré é guiado até o quarto da princesa. Ao encontrá-la, ele reconhece a imagem que vira na floresta e a desperta com um beijo, e assim como ela, todos no palácio tambem acordam. Aurora conta a seus pais sobre um belo rapaz que havia sonhado, e quando ela e Désiré se encontram, ambos imediatamente se reconhecem. O príncipe pede a mão da princesa em casamento, ela aceita os pais dela abençoam a união.

O Ato III é minha parte preferida. É onde acontece a celebração do casamento. Durante a festa, diversos personagens de outros contos de fada aparecem para prestigiar o casamento de Aurora e Désiré. Entre os convidados estão presentes o Barba Azul e suas várias esposas, o Gato de Botas e a Gata Branca, o Pássaro Azul e a Princesa Florine, a Cinderella e o Príncipe Fortuna, a Chapéuzinho Vermelho e o Lobo Mau, os Sete Anões e o Ogro Feio e as Fadas das Pedras Preciosas. Aurora e seu príncipe encerram a festa dançando o Grand Pas de Deux. No final, todos se reunem no salão para reverenciar o casal, e sob as bençãos da Fada Lilás, o Ballet termina ao melhor estilo "Felizes para Sempre".

E para a postagem do dia de hoje, eu trago para vocês a versão gravada em 2000 na Ópera de Paris, em que os solistas Aurélie Dupont e Manuel Legris levam ao palco a magia desta história coreografada por Rudolf Nureyev.
A Bela Adormecida
Companhia: Ópera de Paris
Ano: 2000
Elenco:
Aurélie Dupont como Princesa Aurora
Manuel Legris como Príncipe Désiré
Beatrice Martel como Fada Lilás
Nathalie Aubin como Carabosse
Download:
https://drive.google.com/file/d/123yNJaRdpA_CiOuNgr9tlee9PrBKlYx1/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Bom pessoal, por hoje é só!!! Até a próxima^^

Comentários

  1. Ballet maravilhoso, mas eu baixei e veio sem som... Os outros que peguei estão normal...

    ResponderExcluir
  2. tem certeza que fez o download de forma correta?
    O meu DVD dessa versão foi feito a partir desse mesmo arquivo q disponibilizo aqui no blog, e posso assegurar que está funcionando normal!

    ResponderExcluir
  3. Juli, eu converti mas o Dvd não grava no cd!

    ResponderExcluir
  4. Olá... eu baixei novamente o ballet e veio sem som de novo... :/

    Creio que estou fazendo tudo certo, baixei todos os links e juntei com o mesmo programa que uso nos outros.
    Vou tentar gravar no DVD e ver como fica na tv...

    ResponderExcluir
  5. Que estranho... É a primeira reclamação que recebo desse vídeo!
    Eu baixei ele de novo e está td normal!!!
    Vc verificou o tamanho de td?
    Ou então as vezes falta algum codec, e por isso está sem som. Visite a aba "aplicativod úteis", e instale os pacotes K-Lite Mega Codec Pack e XP Codec Pack... Pode ser que seja isso...

    ResponderExcluir
  6. Mari, realmente está td ok com o vídeo...
    Baixei ele inteiro e está normal, não entendo o que esteja dando errado.
    Se quiser, posso passar uma cópia pra vc via correio, caso não consiga.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Primeiramente agradecer sua dedicação ao blog. É super difícil encontrar esses vídeos aqui no Brasil e quando achamos, é muito caro. Bom, com esse download especificamente estou tendo problemas com a Parte 06. Eu clico no link e ele baixa um documento de 3KB. Estranho, né? Quando puder, dê uma olhadinha. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mariana, td bem?
    Fico muito feliz que tenha gostado do blog, pra mim é uma honra manter um projeto como esse!
    Concordo plenamente com vc! Na Livraria Cultura tem uma parte dedicada aos clássico e eu, sinceramente, fico babando nos DVDs de ballet. Mas e os preços??? HIPERCAROS!!!!
    Sobre o download, acabei de testá-lo e está normal, com os 100 mb. Não entendo o que tenha feito q só baixou 3 kb, mas posso assegurar que está completo!
    Qualquer coisa, escreva de novo!

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi Julimel, como vai?
    Não aguentei e vou escrever novamente porque estou aguada para ver essa apresentação e continuo tendo os mesmos problemas com a Parte 06. Meu antivirus sobe uma janelinha e avisa que "Address has been block" e aponta um número de IP. Em seguida eu faço o download de um documento com menos de 3 KB. Snif! Super triste...

    ResponderExcluir
  10. oi Mariana, td bem?
    volto a assegurar que ja baixei e já confirmei q o tamanho esta CORRETO.
    tente usar algum gerenciador, como o free download manager, e desabilite seu firewall.
    posso assegurar que TODOS os arquivos, incluindo o 06, estao normais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário